quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BACALHAU COM GRELOS e puré de couve-flor

Ingredientes:
1 posta de bacalhau com 400grs
1 cebola
2 dentes de alho
400grs grelos (ou espinafres)
1 folha de louro
Leite magro (opcional)
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Coza os grelos e reserve. Coza o bacalhau em água e leite e a folha de louro. Quando cozido retire-lhe a pele e as espinhas. Reserve. Guarde alguma água da cozedura do bacalhau. Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume com um fio (bom) de azeite. Quando a cebola estiver douradinha coloque o bacalhau e os grelos. Deixe refugar em lume brando. Tempere com pimenta preta moída na altura e retifique o sal.

Acompanhamento:
Puré de couve-flor

Ingredientes:
400grs de couve-flor
Água
Leite magro
1 fio de azeite
1 gema de ovo
Noz moscada
Sal
Pimenta
Sumo de limão

Preparação:
Coza a couve-flor em água e acrescente um pouco da água de cozer o bacalhau. Depois de cozida escorra-a bem. Acrescente um pouco de leite magro e o fio de azeite e passe com a varinha. Junte a gema de ovo e os temperos restantes. Leve ao lume 1 ou 2 minutos (só por causa do ovo). Está pronto a servir.

Obs: se quiser pode fazer em versão empadão. Coloque uma porção de puré no fundo de um pirex, os grelos com o bacalhau de seguida e cubra com uma última camada de puré. Espalhe um pouco de queijo ralado magro por cima e leve ao forno para gratinar.

Bom apetite!

A FOTO SERÁ PUBLICADA ASSIM QUE POSSÍVEL

2 comentários:

  1. Esta vou fazer! Se a Teresa não se importasse, publicava a receita dos cogumelos cremosos, se faz favor. Segui poucas receitas do livro (ia fazendo refeições à base de carne/peixe grelhado e legumes/saladas), mas estou a gostar de ver as receitas aqui (as fotos são sempre um apelo adicional). Ontem fiz uma versão improvisada do empadão mexicano e ficou bem. Tenho de fazer a receita direitinha.

    Beijinhos. Estamos na luta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cor de chá!

      Já está (publicada a receita dos cogumelos cremosos)! A receita que eu fiz não foi seguida a 100% do livro, esta tem um toque pessoal meu...

      Espero que goste!

      Beijinhos

      Eliminar