quarta-feira, 8 de abril de 2015

SOPA DE FEIJÃO-VERDE COM COUSCOUS

Hoje resolvi falar de sopa. Já vos disse o quanto ADORO sopa mas também vos disse que não sou grande fã das sopas para emagrecer (à excepções e falarei dessas num outro post), por isso as minhas sopas incluem sempre grão ou feijão e de vez em quando massinhas. Gosto de uma sopa saborosa com direito a tudo, gosto de me sentir reconfortada e não parecer que estou de castigo. Também sabemos que muita gente faz daquelas sopas que atira tudo para dentro da panela, coloca água, deixa cozer e passa tudo no fim mas eu não. A base da minha sopa começa sempre com estalar a cebola em azeite e só depois é que vou acrescentando os legumes.

Deixo-vos aqui a receita da minha sopa de ontem

BASE
(com o que tinha disponível em casa e sempre com a intenção de aproveitar o que anda perdido pelo frigorífico, por isso podem ser variar, tirar um legume e adicionar outro, já sabem)
2 Cebolas roxas (podem ser cebolas normais)
2 Cenouras
1 Tirinha de abóbora (por norma não costumo misturar cenoura + abóbora mas se não aproveitasse seria para deitar fora)
1 Courgette grande
½ Tomate (andava por lá perdido)
1 Frasco de grão-de-bico
Feijão-verde
1 Mão cheia de couscous (massinhas, que depois de cozido parecem umas bolinhas de granizo, não é aquele couscous que se usa nas saladas)
Azeite
Sal
Água q.b.
½ Caldo de carne

PREPARAÇÃO

Corte as cebolas em meias luas ou às rodelas (como preferir) leve-as ao lume numa panela grande com um fio de azeite e deixar estalar sem queimar. Adicione o grão previamente escorrido e mexa. De seguida vá juntando os legumes, um a um, mexendo sempre para não agarrar. Tempere, acrescente água q.b. de forma a que todos os legumes vão cozendo lentamente como se os estivesse a estufar (pode ter que adicionar bocadinhos de água conforme vão estufando mas isso conseguem perceber). Quando os legumes estiverem cozidos, reduza-os a puré e vá acrescentando água muito quente (ferva a água numa chaleira ou tenha um tacho ao lado com a água a ferver) até obter a consistência desejada (mais fina ou mais grossinha). Leve novamente a panela ao lume e acrescente o feijão-verde previamente lavado e cortado e acrescente também os couscous. Tenha cuidado porque as massinhas tendem sempre a agarrar no fundo da panela por isso depois de levantar fervura, baixe a temperatura e deixe acabar de cozer lentamente (com o cuidado de ir mexendo sempre). Depois do feijão-verde estar cozido e os couscous (têm que parecer umas bolinhas de granizo) está pronta a servir. 

BOM APETITE


Sem comentários:

Enviar um comentário